A inibição do desejo sexual tem como características a baixa ou ausência de fantasias sexuais e do desejo de ter atividades sexuais. Essas pessoas apresentam um quadro de diminuição do desejo sexual, e uma pobreza ou ausência de fantasias, falta de iniciativa para o ato sexual e baixa frequência de relação sexual.
O desejo sexual inibido, pode ser apresentado como absoluto ou situacional. O absoluto ocorre sempre, independente da situação em que a pessoa se encontra. O situacional, que é mais seletivo, ocorre somente em algumas situações, esse quadro se manifesta mais frequentemente com a insatisfação da relação com a parceria.
A pessoa com inibição do desejo sexual, em sua grande maioria, encontra dificuldades na primeira fase da resposta sexual, prazer e desejo. No prazer é onde tudo começa após vem a vontade, o interesse em se aproximar da outra pessoa, a excitação e o querer experienciar a relação sexual.
Na maioria das vezes que essa queixa chega aos consultórios, elas são apresentadas por pessoas casadas ou que mantêm uma relação fixa. Essas pessoas só vão procurar ajuda depois que a relação do casal já está bem abalada, afinal, diante de tantas desconfianças (é muito comum o pensamento de traição), pelas brigas, desentendimentos, e a relação do casal vai se deteriorando.
É muito comum observarmos em pessoas com essa dificuldade que existe uma deficiência na comunicação do casal. Além disso, questões como tabu sobre a própria sexualidade, falta de intimidade, medos e culpas por causa de idéias infundadas de que isso e aquilo são pecados. Também existem os aspectos psicológicos, como conseqüências de estupro ou abuso sexual que podem desencadear a inibição do desejo na pessoa. Outras origens podem ser de ordens orgânicas, causadas por questões hormonais ou mesmo devido ao uso de medicamentos ou drogas.
Se você tem essa dificuldade não espere, procure ajuda de um especialista em sexualidade. A terapia é uma proposta muito interessante e que orienta o casal ou a pessoa com esse problema a alcançar remissão dos sintomas apresentados.
Venha para uma avaliação.
Uma curiosidade: Você sabia que ejacula em média 2 a 5ml? Ou
seja, entre uma colher de chá e uma de sopa bem cheia.