“Sucesso é a saga de suas vidas; para serem admirados e desejados a qualquer custo, idealizam, vivem as fantasiasdos poderosos, o grandioso pênis invejado por todos”.
Submetidos ao condicionamento cultural que lhes foi imposto, os homens não questionam o que lhes roubaram: a possibilidade de expressar seu lado afetivo, dificultando os relacionamentos Homem – Mulher, pois se criou um buraco nas relações afetivas vivenciadas por eles e que contribuem consideravelmente para a insatisfação constante. Essa insatisfação é constantemente declarada pelas mulheres que vivem com estes homens. Quando elas vão embora, porque já se cansaram, eles não sabem como lidar com a perda, ficando descontrolados bebem, se drogam, ficam violentos ou se atiram no trabalho feito loucos para compensar a carência. Fracasso, perda…não suportam tamanha fragilidade.
À vontade de mudar é evidente em muitos homens, mas enquanto não houver a consciência fica difícil mudar. Queixam-se de dores, fumam e bebem. Sua vida limitada faz com que vivam muitas tensões e sentem que jogam a vida fora.
As mulheres são grandes responsáveis porque assustam esses homens. São inteligentes, desafiam, questionam e acabam colocando em dúvida as verdades que os mantém seguros. Eles se mostram gentis no início, mas fogem após a primeira relação sexual.
As mulheres passaram a ter vantagem de viver afetivamente e agora desenvolveram, também, suas capacidades intelectuais e profissionais, abalando a estrutura machista.
Apesar de toda essa mudança, os homens ainda acreditam que vão encontrar a mulher ideal que o realizará plenamente e ainda vai substituir o papel de sua mãe. Por outro lado, as mulheres, em seus sonhos e ideais, também querem um homem ideal para formar um casal e ter filhos.
É preciso romper modelos tradicionais que não mais funcionam, experimentar novas possibilidades de relacionar-se com o mundo e a dois. É ser capaz de aceitar o outro como ele é. Entregar-se ao amor e à relação a dois sem medo de ser feliz porque:
“Amor não é posse, é Liberdade”.
LAÍS NOVAES
(PSICOTERAPEUTA/SEXÓLOGA)